IMG_2544

Ir a um restaurante com estrela Michelin é sempre uma emoção, pois temos certeza que vamos comer muito bem e experimentar diferentes texturas, ingredientes, e sabores. Para o nosso último jantar em Praga nós escolhemos o incrível restaurante Alcron que possui uma estrela no Guia Michelin.

O Restaurante Alcron abriu as portas em 1932 e desde em tão o restaurante é um marco da alta gastronomia em Praga. Em 2000 o restaurante foi inteiro reformado e ganhou diversas pinturas na parede as quais remetem a cenas antigas de nova Iorque. Mesmo depois da reforma o restaurante manteve sua elegância e tradição. Apesar da arquitetura do restaurante ser tradicional, a comida ganhou um ar moderno e delicioso, digno de uma estrela do Michelin. O cardápio possui uma seleção incrível de peixes e carnes, além dos pratos vegetarianos, os quais merecem uma atenção especial. A melhor opção para se aproveitar ao máximo o jantar é pedir o menú degustação com no mínimo 4 pratos. O menu é muitíssimo bem servido, diferente da maioria dos restaurantes Michelin que já fomos, e os pratos são surpreendentes!

Além da comida ser excelente, nós achamos o preço muito justo por ser um restaurante tão renomado. Acredito que sempre que viajamos devemos comer bem e experimentar pratos diferentes e no ALCRON isso é possível, pois come-se muitíssimo bem, os pratos são elaborados, com uma apresentação fantástica e por um preço justo. Os preços do menu degustação com três pratos começam em 40 euros.

restaurant_alcron_prague

Para jantar no Alcron é preciso fazer reserva, pois são apenas 24 lugares!

IMG_2473

O Amuse-Bouche foi um delicioso peito de pato defumado com pure de damasco! O peito de pato tinha a textura de um bacon crocante, mas com um sabor único!

IMG_2471

Os pães artesanais do Alcron são uma perdição, eu comi 2 vezes e o Zé….. melhor nem falar!! Vocês acreditam que tem até pão de queijo? Pois é, e é maravilhoso, além desse a nossa perdição foi o “roll” de calabresa, um espetáculo!!

IMG_2464

Para acompanhar o pão nada melhor do que uma boa manteiga!

IMG_2485

Nós pedimos o menu com 5 pratos e cada um fez a sua própria seleção, o que achamos ótimo pois pudemos experimentar diversas maravilhas do menu. Para começar pedimos um incrível tartar de vitela, cortado delicadamente na ponta da faca e muito bem temperado acompanhado de ovo cozido, enguia defumada, caviar de esturjão e aspargos marinados.

IMG_5057

Raiz de beterraba marinada e servida em finas fatias com queijo de cabra, crumble de chocolate amargo ao molho de beterraba, e ainda tinha algo que tinha a temperatura de sorvete mas que derretia na boca com o simples toque da língua! Nós amamos a combinação totalmente inusitada de texturas e sabores, a cada garfada era uma nova descoberta e uma viagem pelos sabores incrível!

IMG_2496

Tartar de tomate com tangerina, lagostin e chips de batata azul! Este prato além de delicioso é lindo. Nós adoramos a forma em que foi servido o tartar de tomate, além disso achamos que o lagostin “casou” perfeitamente com a tangerina. O único problema deste prato é que só vinha um lagostin, o que pelo tamanho do tartar ficou muito pouco!

IMG_2498

Salmão marinado com rum, tabule com gengibre e gelatina de gengibre. O salmão ficou com uma textura muito macia e com um sabor totalmente diferenciado, já o tabule feito com salsinha era levemente picante por conta do gengibre.

IMG_2503

Escalope de foie gras frito com ruibarbo e morangos finalizado com uma espuma de cumaru ( uma árvore brasileira da família das leguminosas). Na hora de servir o prato o maitre trazia um outro pedaço de foie gras que estava congelado, e ralava na nossa frente, uauuu que espetáculo!

IMG_2504

Lasanha aberta de viera e timo de vitela, acompanhada de alface refogada, ervilha ao creme de ervilhas. Nós adoramos a combinação entre a vieira e a vitela, apesar de parecer um pouco estranho comer o timo, nós adoramos a sua textura mais mole e o seu sabor totalmente diferenciado!

IMG_2512

Peito e fígado de pombo assado e servido com cebolas caramelizadas e amoras. Quem nunca experimentou pombo não sabe o que está perdendo, a carne é muito macia e saborosa. O molho era do próprio assado, com um gosto intenso o que contrastava muito bem com a delicadeza das amoras!

Sobremesa:

Nós voltamos completamente viciados em vinho de sobremesa, e os tchecos são demais!!! Para acompanha a sobremesa precisávamos de dois vinhos a altura. Eu preferi o Sauternes!

IMG_2515 IMG_2514

dessert_the_alcron_prague

Logo no começo do nosso jantar nós vimos um carrinho incrível de sobremesas passando, então mesmo antes de começar a escolher os pratos, a sobremesa já estava definida. A maravilhosa sobremesa foi feita na nossa frente, com uma riquesa de detalhes impressionantes! Mas o que tem neste prato? O primeiro passo era o creme de frutas vermelhas, seguido pelo creme de manga, sorvete de mascarpone, frutas vermelhas, uma mousse com três tipos de chocolate com café e para finalizar um delicioso crème brûlée o qual era caramelizado na nossa frente! Esta foi a maior e mais diferente sobremesa que já vimos e comemos!!

IMG_2545

Para finalizar nada melhor do que macarrons, e um “ski bon” caseiro…. a final a gente comeu pouco rsrsrsrrs

IMG_2547

Para fechar a nossa degustação nada melhor do que ir até a cozinha para conhecer e parabenizar estes gênios da cozinha! Dois jovens que mandam muito bem…

O preço para o menu degustação com 5 pratos foi 56 euros.

The Alcron:

Praga – República Theca

Endereço: Štěpánská 624/40, 110 00 Praha 1-Nové Město, República Tcheca
Telefone:+420 222 820 410