IMG_4774
O último país da nossa viagem em julho foi a belíssima Grécia e nossa primeira parada foi em Atenas.
Eu estava extremamente entusiasmado para conhecer a cidade, sempre fui apaixonado por mitologia grega pois adorava os jogos com este tema cheio de heróis, titans e Deuses. E sou ”fã de carteirinha” de filmes épicos.
Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, tem sido habitada pelo menos nos últimos 7 mil anos, é principal cidade-estado na Grécia antiga, foi o principal centro cultural para civilizações do ocidente, onde alguns dos maiores nomes do mundo viveram nesta região repleta de escritores, pensadores e escultores, entre eles estão os autores de peças de teatro Ésquilo, Sófocles, Euripedes e Aristófanes e também os grandes filósofos Platão e Sócrates. A cidade foi sede dos primeiros jogos olímpicos do mundo moderno pois os jogos olímpicos foram criados em 776 a.C. na cidade de Olímpia, da onde provem o seu nome.
Atenas foi uma das mais ricas da Europa e não faltava ostentação, era repleta de gigantescos monumentos de mármore e esculturas com detalhes em ouro maciço.
Bom com tudo isto confesso que fiquei um pouco decepcionado ao chegar na cidade pois pouco pode se ver das ruínas que restaram, quase todos os monumentos foram destruídos por terremotos e guerras.
Ao chegar na cidade pegamos um táxi do aeroporto para nosso Hotel, a fila dos táxis era bem grande e o preço dos táxi é tabelado em 30,00 €, do aeroporto para zona central da cidade, mas o taxista nos cobrou 40,00 € e ele não falava inglês, para evitar confusão nós pagamos, então já fica a dica de pegar taxista que fala inglês e quando pegar na cidade peça para ele ligar o táximetro.
Não se assuste com a quantidade de lojas fechadas e cartazes de aluga-se na porta, a crise em Atenas foi muito rigorosa e afetou muito o comércio.

Onde se hospedar:

New Hotel – Foi onde nós ficamos hospedados, é um hotel 4 estrelas, localizado bem no centro da cidade, super moderno, tem um café da manhã ótimo, os quartos são de um tamanho bom e o bar no rooftop tem uma bela vista para Acropole. Tem um belo custo benefício, veja o post completo: New Hotel


IMG_4705

King George, A Luxury Collection Hotel – Hotel muito luxuoso que também fica localizado no centro da cidade.
Brasil Suites Hotel & Apartments – Este Hotel fica bem afastado do centro da cidade, cerca de 30 minutos, ele fica no bairro Glyfada, que é muito badalado, cheio de bares, restaurantes e é do lado de uma das melhores praias de Atenas.

Como se locomover:

Para conhecer os principais pontos turísticos nos pegamos o ônibus do Hop-On Hop-Off, no máximo você vai gastar um dia para conhecer tudo, pois muitos pontos nós não descemos do ônibus pois quase não tinha nada para ver.
Para outros lugares como restaurantes nós usamos táxi, pois a cidade não é muito segura para andar a pé de noite, sempre atentos ao táxi que vai pegar, se puder peça para o hotel chamar e fique com o cartão do taxista (se ele for bom).

O que fazer em Atenas:

Acrópole de Atenas – É a acrópole mais famosa do mundo, fica em cima de uma colina no centro da cidade, lá você vai encontrar o Partenon, o Erecteion, o Templo de Atena Nice e o Odeão de Herodes Ático. A subida não é pequena então levem uma garrafa de água pois é bem quente e seco. É um lugar único, as escadarias são originais então você pode ver o desgaste de tantos anos, a meu ver a Acrópole deve ser uma colina toda em mármore, pois nos estávamos andando para achar um lugar bonito para tirar uma foto e o chão era ”polido” com os pés e podia-se perceber que quase tudo era mármore. É uma grande tristeza ver como era e como ficou. Eu recomendo ir primeiro ao museu da Acrópole para depois subir nela, lá você pode ver exatamente com era, as esculturas que tinham dentro e eles passam vídeos mostrando tudo. Com certeza você vai reparar em mais coisas lá em cima.
Uma das coisas que me deixou mais impressionado, não só na Acrópole mas em todos os monumentos, foi a precisão dos cortes nos mármores e os encaixes perfeitos, é realmente incrível e difícil de acreditar que eles podiam fazer isso a mais de 2000 anos atras. No templo de Zeus há varias ”rodelas” de mármore caídas onde pode-se reparar facilmente.

IMG_4749

Partenon – É um templo antigo construído 5 séculos a.C. para a deusa Atena, dentro ele fizeram uma estátua da deusa Atena esculpida em marfim e ouro. Ele foi sendo destruído aos poucos com as guerras e invasões.

Erecteion – é um templo grego consagrado a Atena, Hefesto e Erecteu

Templo de Atena Nice – era outro templo dedicado à deusa Atena

IMG_4754

Templo de Atena Nice

Odeão de Herodes Ático – é um antigo teatro que foi construído por Herodes Ático, de importante família ateniense, para comemorar a memória de sua falecida esposa Regilia. Quando intacto o Odeão era uma estrutura coberta, e podia receber até 5 mil espectadores.
Templo de Hefesto – Fica no centro da Atenas,é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo.
Teatro de Dioniso – Foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental.

IMG_4726

Teatro de Dioniso

Parlamento Helénico – É o nome dado a sede do poder legislativo da Grécia.
Museu Arqueológico Nacional de Atenas – É um dos mais importantes museus do mundo.
Museu da Acrópole – A coleção do Museu da Acrópole, como seu nome sugere, consiste basicamente dos achados arqueológicos da própria Acrópole. O novo prédio onde fica o museu foi inaugurado em 2009 e foi construído para ser resistente a terremotos.

IMG_4782

Museu da Acrópole

Templo de Zeus Olímpico – É a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo.

Templo de Zeus Olímpico

Templo de Zeus Olímpico

Templo de Zeus Olímpico

Templo de Zeus Olímpico

Glyfada – Um dos melhores lugares para conhecer fora do centro da cidade é Glyfada, um lindo bairro com uma bela praia que é considerado a” Miami dos gregos”, é uma das áreas mais bem frequentadas de Atenas, pessoas bonitas, da alta sociedade e celebridades. Têm varias lojas de ótimas marcas internacionais, restaurantes, bares e night clubs. A vida noturna é intensa no verão, principalmente ao longo de uma rua chamada de “Paraliaki”, na praia.
É o lugar onde eu gostaria de ficar se eu fosse novamente para Atenas, além de todo agito desta região eu gostaria de alugar um carro e subir conhecendo a costa Ateniense, com belas praias, monumentos e restaurantes beira mar.

Onde comer em Atenas?

Thanasis – Culinária Grega – Na nossa opinião este foi o melhor restaurante da viagem. O ambiente dele é simples mas eles fazer o melhor Kebab da cidade!! Para ver o post completo acesse: https://www.dopaoaocaviar.com.br/thanasis-o-melhor-kebab-de-atenas/

Psomi Kai Alati – Culinária Grega moderna – Se você quiser experimentar uma comida típica grega, mas com um toque mais moderno e com gente descolada vá ao Psomi Kai Alati! Para ver o post completo acesse: https://www.dopaoaocaviar.com.br/psomi-kai-alati/

Olive Garden – Culinária Grega e Mediterrânea
O serviço é impecável, com ingredientes frescos e uma apresentação única dos pratos. Fica no rooftop do Titania Hotel. Tem uma bela vista para a Acrópole, o restaurante é uma das melhores escolhas de Atenas

Alatsi – Culinária Creta
É um restaurante sofisticado que faz receitas tradicionais da ilha de Creta, com deliciosas saladas e se você é um fã de carne peça um Gamopilafo, risoto de cabrito com manteiga de ovelha, delicioso.

Elaias Gi – Culinária Grega moderna
Este é um restaurante para adoradores de azeite de oliva grego, como o nome já diz Elaias Gi = Terra das Oliveiras, tudo no restaurante é feito com ótimo azeite de oliva extra virgem Grego, ele tem dois menus de degustação, a primeira opção é 33 euros e a maior é de 45 euros.

SPONDI – O restaurante de culinária francesa tem duas estrelas no guia Michelin, é elegante e sofisticados. Os pratos são feitos com muita criatividade do chef e o serviço é impecável. É considerado o melhor restaurante de Atenas

Hytra – Outro restaurante que conseguiu uma estrela no guia Michelin, a culinária e Grega, ele parece uma galeria de Arte. No terraço, lindo e muito bem decorado tem um grande bar onde o barman Panagiotis Fragos faz drinks maravilhosos.

Kozi’s – Restaurante Sul Africano, especializado em carnes.

Ithaki Restaurant – Ótimo para comer peixes e frutos do mar com uma bela vista mar

Varoulko – Restaurante de culinária Grega, com estrela no guia Michelin.