Restaurante do Resort Kiaroa

Restaurante do Resort Kiaroa

A minha maior paixão na Bahia é, com certeza absoluta, pela gastronomia. Eu sei que muitos amam os coqueiros, a praia, a paisagem, o clima (claro que eu também adoro tudo isso…), mas quando se fala “Bahia”, a primeira coisa que me vem à mente é a comida! Sabe aqueles banquetes de café da manhã com milhões de tipos de tapiocas, ovos mexidos, frutas e bolos? Meus olhos brilham só de pensar!

No Hotel Kiaroa a gastronomia realmente nos impressionou. Quem comanda a cozinha é um chef local que prepara deliciosos pratos baianos e outros da cozinha internacional. Eles privilegiam a elaboração de pratos com frutos do mar, o que é delicioso, pois os ingredientes são fresquíssimos! O Kiaroa também tem uma carta de vinhos excelente. Pedimos um vinho à noite e deixamos a nossa garrafa guardada para o dia seguinte.

Bom, melhor do que escrever é mostrar a gastronomia fantástica do hotel!

Café da manhã:

cafe_da_manha_kiaroa

O café da manhã é a nossa refeição preferida do dia! No Kiaroa eles montam uma mesa gigante com todas as delícias da terra. São inúmeros sucos incríveis e frutas! Pães fresquinhos, bolos deliciosos, ovos mexidos, sucrilhos e, claro, muita tapioca… No café da manhã existe um cardápio inteirinho dedicado às tapiocas e os sabores vão desde queijo coalho até leite condensado com coco. Além disso, outras maravilhas feitas de tapioca são os bolos e o couscous, você já comeu?

suco_kiaroa_cafe_da_manha cafe-da-manha_kiaroa

Agora vem a boa notícia: consegui com os cozinheiros do hotel todas as receitas feitas com tapioca! Então, nos próximos posts daremos a receita do pudim, bolo, couscous e da “Delícia de tapioca”!

Almoço:

Na hora do almoço, aconselhamos duas opções. A primeira é: se você estiver com preguiça e quiser curtir o hotel, almoce por lá mesmo ou peça alguns petiscos. Nós comemos a verdadeira carne seca acebolada, que é sensacional!

IMG_0979

A outra opção é ir para algum restaurante de Barra Grande. São várias alternativas e todas maravilhosas! Como já contamos no post anterior, a maioria dos restaurantes estava fechada, mas a Stella (funcionária do hotel) nos indicou um restaurante bem simples, mas com uma comida fantástica!

O restaurante chama-se “Fonte dos Frades”. Realmente o lugar não tem nada de luxuoso, mas a cozinheira tem uma mão muito abençoada! A comida dela tem um sabor indescritível… Ela preparou uma moqueca muito caprichada e uma carne seca maravilhosa. Os pratos são enormes e têm um ótimo preço! Nós pedimos um exagero de comida, com certeza quatro pessoas comeriam tranquilamente! Gastamos, mais ou menos, R$40,00 por pessoa.

restaurante_do_frade_barra_grande

Outro lugar bem gostoso para comer é o “Bar das Meninas”. Ele fica em frente às piscinas naturais em Taipu de Fora. O gostoso é fazer a caminhada até as piscinas, entrar no mar e depois descansar nas espreguiçadeiras do bar, comendo um delicioso camarão com tapioca.

bar_das_meninas_do_pao_ao_caviar

Lanche da tarde:

No final da tarde o Kiaroa prepara um delicioso lanche para os hóspedes. Sempre tem um bolo delicioso, biscoitinhos, frutas, café e chás!

lanche_da_tarde_kiaroa

Jantar:

O jantar do Kiaroa é uma loucura, todas as opções são maravilhosas! O Zé e eu nunca pedíamos o mesmo prato para poder tirar o máximo de fotos possíveis! No cardápio sempre tem a sugestão do chef (que em nossa opinião era invariavelmente a melhor pedida) e as demais opções que são carne, frango ou massa. Como não queríamos pedir o mesmo prato e sempre queríamos comer peixe, todo dia à tarde íamos para a cozinha e escolhíamos uma segunda opção para o jantar, #carasdepau!! Assim como toda a equipe que trabalha no hotel, os cozinheiros são muito simpáticos e sempre elaboravam algo diferente para nós!

IMG_0782

Primeiro jantar:

O Kiaroa oferece diariamente uma taça de champagne para o casal antes de começar o jantar. Depois, são servidos pães maravilhosos, acompanhados de patê, e ainda algum outro mimo!

primeiro_jantar_kiaroa_do_pao_ao_caviar

No primeiro dia começamos com uma deliciosa casquinha de siri e uma salada refrescante de camarão com queijo camembert e laranja. A sugestão do dia era uma incrível pescada amarela com molho de ostras, palmito, berinjela e abobrinha. Gente, este prato é sensacional, tem que pedi-lo! O molho de ostras é levemente adocicado e é servido em uma porção bem generosa, o que permite que você molhe todos os legumes nele. Outro prato delicioso foi este risoto com carne seca e queijo coalho, uma boa ideia para fazer em casa!

primeiro_jantar_kiaroa

Para a sobremesa, escolhemos uma mousse superleve de goiaba e uma torta quente de maçã.

torta_de_maca

mousse_goiaba_kiaroa

Segundo Jantar:

No segundo dia, o Zé estava com muita vontade de comer polvo. Então, à tarde, fomos até a cozinha dar um espiadinha no cardápio! Como sempre a sugestão do chef era maravilhosa, mas não teria polvo no cardápio… O Zé, na maior cara de pau, pediu ao chef que preparasse algo especial para ele! E não é que prepararam?

Nós amamos vinho branco e rosé, principalmente na praia! Então, pedimos uma garrafa de Pinot Grigio deliciosa para acompanhar o nosso jantar.

IMG_0882

Para começar, comi uma deliciosa bruschetta com quatro queijos, e o Zé um creme de cebola com crocante de presunto crú. O prato do dia era um ensopado de peixe com camarão e banana da terra. Esse é um dos motivos para eu amar a Bahia: assim como eu, eles colocam banana em quase todos os pratos! O Zé comeu um delicioso arroz de polvo com frutos do mar. Nós amamos o prato, o arroz estava bem molhadinho e todos os frutos do mar no ponto de cocção perfeitos!

jantar_kiaroa_barra_grande

Eu já havia contado para eles sobre a minha paixão por tapioca, então, de sobremesa comi um incrível pudim de tapioca com sorvete de coco. O Zé escolheu um bolo cremoso de milho com sorvete de Nutella.

bolo_de_milho_cremoso pudim_de_tapioca_do_pao_ao_caviar

Terceiro e último jantar:

Tudo o que é bom dura pouco e chegamos, assim, ao nosso último jantar… Começamos com os anéis de lula fritos com uma casquinha de ervas bem crocante! O outro pedido foi uma salada de folhas verdes com frutas. Para o prato principal, o Zé comeu um delicioso peixe com frutos do mar, manga e banana da terra. Uau! Que delícia de prato!! Agora não existe chance de ir para a Bahia e não comer uma bela moqueca ou bobó de camarão! Como já havíamos comido moqueca em Barra Grande, pedimos para prepararem um bobo de camarão. “Oxi”! E que bobó, viu? Ele tinha um caldo bem espesso e temperado com a quantidade certa de coentro e os camarões estavam deliciosamente envoltos no caldo.

jantar_kiaroa_bahia

Para finalizar, pedimos uma sobremesa bem clichê, mas que é uma de nossas preferidas: um belíssimo petit gateau! O Zé, para variar, falou que não ia comer, mas quando ele viu aquele creme maravilhoso saindo de dentro do bolinho, não se aguentou…

petit_gateu_kiaroa_do_pao_ao_caviar

E assim acabou a nossa viagem para o Hotel Kiaroa. Queremos agradecer a toda equipe do Kiaroa, que tornou a nossa estadia maravilhosa e inesquecível!!