Leitão a Pururuca do Luiz Ney – Tiradentes
Um das atrações mais famosas de Tiradentes é comer o leitão pururuca do chef Luiz Ney. Quando estávamos planejando nossa viagem, eu entrei em contato com o restaurante para fazer uma reserva e eles me deram a notícia que o casamento da filha do Luiz Ney seria no mesmo final de semana. Nós ficamos muito triste de não poder experimentar o porco então resolvi insistir e perguntei se o restaurante não abriria outro dia, eles disseram que não.Não contente, eu expliquei que nós tínhamos um blog e queríamos muito fazer uma matéria sobre o famoso leitão. Então, por muita sorte o Luiz Ney estava bem perto do telefone e falou comigo, muito simpático e gentil, ele nos convidou para participar da festa do casamento de sua filha, que claro, teria o leitão como principal atração!
O casamento foi na Pousada Vila Paolucci, onde fica o restaurante que é servido o leitão pururuca.
Chegando lá, um visual incrível de fazenda antiga, toda restaurada, com grandes palmeiras imperiais, árvores centenárias e um lago em frente completa um visual perfeito para um casamento exuberante no final de tarde.
O casamento foi ótimo, mas vamos a parte que interessa, o leitão.
O chef Luiz Ney inventou um pururucador, o equipamento foi patenteado pelo Luiz Ney e já vendeu varias unidades. Ele faz a pele do leitão virar um pururuca crocante e sequinho, sem óleo quente.
O leitão, além do pururuca crocante, estava derretendo por dentro, muito suculento e macio, podia-se partir a carne apenas com o garfo. Atingindo todas nossas expectativas.
O Luiz nos contou a história da palavra pururuca, veio de “pororoca”, do tupi, significa milho que estoura, como pipoca. A pururuca é a pele do porco que estoura, fazendo o mesmo barulho.
O Leitão do Luiz Ney foi considerado o melhor do Brasil pelo guia Quatro Rodas.
Leitão do Luiz Ney
Tiradentes, Minas Gerais
Endereço: Final da Rua do Chafariz – Tiradentes
dezembro 4, 2013
Quando fui pra Tiradentes (em 2011) não consegui experimentar esse prato… Era um final de semana nas férias de julho mas mesmo assim, não conseguiram formar um grupo mínimo de interessados pra fazer e eu fiquei na mão!
dezembro 13, 2013
Nossa Fernanda não acredito!! Você tem que voltar para comer, é inesquecível! Bjss
junho 27, 2016
estive com mais 5 pessoas no dia 25.06.2016, fiquei decepcionado, pois o leitão estava bom mas achei comum, os acompanhamentos estavam frios, reclamei com o garçon e o vi solitando para acender rechaud mas não o fizerm e comer tutu de feijão gelado é um horror, do restante tudo de bom cerveja gelada atendimento muito bom e lugar lindo
junho 27, 2016
Oi Josué obrigada pelo relato, e que pena que tenha tido uma má experiência! Como foram os outros restaurantes?
Abs ANa