foto 3 (11)
Um das atrações mais famosas de Tiradentes é comer o leitão pururuca do chef Luiz Ney. Quando estávamos planejando nossa viagem, eu entrei em contato com o restaurante para fazer uma reserva e eles me deram a notícia que o casamento da filha do Luiz Ney seria no mesmo final de semana. Nós ficamos muito triste de não poder experimentar o porco então resolvi insistir e perguntei se o restaurante não abriria outro dia, eles disseram que não.Não contente, eu expliquei que nós tínhamos um blog e queríamos muito fazer uma matéria sobre o famoso leitão. Então, por muita sorte o Luiz Ney estava bem perto do telefone e falou comigo, muito simpático e gentil, ele nos convidou para participar da festa do casamento de sua filha, que claro, teria o leitão como principal atração!

foto 1 (17)

O casamento foi na Pousada Vila Paolucci, onde fica o restaurante que é servido o leitão pururuca.
Chegando lá, um visual incrível de fazenda antiga, toda restaurada, com grandes palmeiras imperiais, árvores centenárias e um lago em frente completa um visual perfeito para um casamento exuberante no final de tarde.
O casamento foi ótimo, mas vamos a parte que interessa, o leitão.

foto 5 (4)
O chef Luiz Ney inventou um pururucador, o equipamento foi patenteado pelo Luiz Ney e já vendeu varias unidades. Ele faz a pele do leitão virar um pururuca crocante e sequinho, sem óleo quente.

foto (26)
O leitão, além do pururuca crocante, estava derretendo por dentro, muito suculento e macio, podia-se partir a carne apenas com o garfo. Atingindo todas nossas expectativas.

foto 2 (15)
O Luiz nos contou a história da palavra pururuca, veio de “pororoca”, do tupi, significa milho que estoura, como pipoca. A pururuca é a pele do porco que estoura, fazendo o mesmo barulho.

foto 2 (16)
O Leitão do Luiz Ney foi considerado o melhor do Brasil pelo guia Quatro Rodas.

 

Leitão do Luiz Ney

Tiradentes, Minas Gerais

Endereço: Final da Rua do Chafariz – Tiradentes