Bento Gonçalves é a região perfeita para os amantes e vinho! Nós ficamos muito felizes em conhecer a região produtora dos vinhos e espumantes mais famosa do Brasil, e descobrir que as bebidas tem uma qualidade excelente! Para conhecer um pouco da região é preciso ficar 3 noites, pois lá há muitas vinícolas interessantes e atrativos de turismo de aventura como rafting e trilhas.

Vista do quarto

Vista do quarto

Como chegar? 

Chegar em Bento Gonçalves é fácil, basta pegar um vôo até Porto Alegre, alugar um carro e em 1 hora você estará lá, ou você também pode ir por Gramado, que foi o que fizemos. A estrada é linda demais!

Nós alugamos o carro na Movida e adoramos, a frota deles é super moderna, todas com no máximo 1 ano de uso, os carros tem wifi, e eles ainda possuem um app com a radio Movida e vários serviços como reserva de hotéis, dicas de restaurante etc.

bento gonçalves-2

 Onde se hospedar: 

Nós ficamos hospedados no Spa do Vinho e adoramos! O hotel tem uma estrutura maravilhosa com Spa, quadras de tênis e piscina, os quartos são muito confortáveis e o café da manhã excelente. Para saber mais clique no post sobre o Spa do Vinho. 

bento gonçalves-12

Outro hotel que gostamos muito é o Don Giovani, ele é pequeno e tem um estilo de casa da Fazenda! Os donos estão sempre por lá, e os vinhos que eles produzem é excelente!

Vinícolas para conhecer: 

Cave Geisse – Sem dúvida a Cave Geisse foi a nossa vinícola preferida, eles fazem o melhor espumante do Brasil, e também já ganharam diversos prêmios mundo a fora. A propriedade da Cave é enorme e linda demais, e para conhece-la eles oferecem um tour de 4×4 divertidíssimo, o tour começa na sede onde são produzidos os vinhos, e de de lá começamos a andar no meio da mata até chegar a uma cachoeira lindíssima, onde o primeiro espumante foi servido. Como o dia estava lindo, o Zé não resistiu e pulou na cachoeira. Depois nós fomos conhecer as plantações de uva e  por último paramos na casa da família para fazer a degustação. Nós amamos conhecer a variedade de espumante que eles tem, e as nossas preferidas foram a Blanc de Blanc, que é feita somente com Pinot Noir e também a linha Nature que não leva açúcar na composição.

Para fazer o tour de 4×4 é preciso reservar pelo site http://www.cavegeisse.com.br/visitacao/Geisse-Experience

Vinicola Don Giovani: 

A Don Giovani fica bem pertinho da Cave Geisse, então essa é uma combinação perfeita de visita, pois ambas ficam em Pinto Bandeira, uma cidade que fica a apenas 30 minutos de Bento Gonçalves. A Don Giovanni produz os seus vinhos e espumantes a partir de vinhedos próprios, outra informação legal de saber é que toda a colheita das uvas é  feita de forma manual. A vinícola já tem uma história de ão producde vinhos de mais de 40 anos. Eu aconselho a agendar ma degustação no horário do por do sol, pois como a propriedade está em uma colina, a paisagem ao entardecer fica maravilhosa! Além disso todas as sextas a Don Giovanni abre o seu restaurante para um delicioso jantar com direito a muita alcachofra!

AlmaUnica – A nossa amiga, Aline do site In Experiencia, falou que nós tínhamos que conhecer esta pequena vinícola, e realmente nós adoramos! Primeiro que nós tivemos a sorte de ver o final do engarrafamento, que é um processo muito interessante, e depois a gama de vinhos deles é excelente! Quando estiverem em Bento Gonçalves não deixem de fazer esta visita.

bento gonçalves

Casa Valduga – Esta é uma das vinícolas mais importantes da região, infelizmente nós não tivemos tempo de conhecer, mas com certeza da próxima vez iremos para ver a vinícola e almoçar na Maria Valduga. Na Família Valduga há diferentes marcas, a primeira é a Casa Valduga, vinícola que está entre as dez maiores elaboradoras de espumante e vinhos do País; Domno, elaboradora de espumantes e importadora de vinhos finos; Casa Madeira, produtora de sucos, geleias, antepastos e creme balsâmico; e Cervejaria Leopoldina, o mais novo desafio do Grupo. Na nossa opinião a melhor espumante do grupo é a Maria Valduga, vale a pena provar e também almoçar no restaurante com o mesmo nome.

Miolo – A miolo fica logo em frente ao hotel Spa do Vinho, e o mais legal é que todos os hóspedes ganham um voucher com uma degustação grátis por lá. Além disso essa é uma das vinícolas mais importantes para visitar em Bento, para vocês terem ideia ela recebe mais de 200 mil visitantes por ano, vocês acreditam?

bento gonçalves-9

Queijaria Valbrenta. – Se você é fã de queijo não deixe de parar nesta loja para levar alguns produtos para casa.

Casa Da Ovelha – Nós somos muito fãs de queijo e iogurte, e para nós a casa da Ovelha faz produtos excelentes. Quando estiverem indo para a Cave Geisse não deixem de parar na fábrica da Casa da Ovelha.

Onde comer? 

A comida da região de Bento Gonçalves é bem parecida, há um ou outro restaurante que se destaca. A maioria deles serve o famoso rodízio de massas com frango, que sinceramente não é a coisa que mais gostamos no mundo, mas vale a pena provar.

Valle Rústico – O melhor restaurante da região é sem dúvida o Valle Rústico, lá eles fazem realmente algo diferente e muito especial! Primeiro que por lá só é servido menu degustação, que gira em torno de 8 passos, a maioria dos produtos usados nos pratos são de pequeno produtores locais. Tudo o que provamos estava extremamente saboroso e bem preparado. Só não esqueça de reservar pois o restaurante é pequeno. O menu degustação custa 100 reais por pessoa.

Mamma Gema – Este foi o primeiro restaurante que almoçamos, ele é bem tradicional na região e eles servem as massas no estilo de rodízio. Além das massas prove o frango deles que foi a nossa parte preferida.

IMG_8148

Pizza entre vinhos – Um lugar muito gostoso para jantar é a Pizza entre Vinhos, do mesmo dono do Mamma Gema o restaurante é super charmoso e prepara belas redondas.

Casa Vanni – Essa dica eu peguei no site dos Destemperados. Este restaurante fica n região dos caminhos da Pedra indo em direção a Pinto Bandeira, onde está a Cave Geisse e o Don Giovanni, por isso se programe para almoçar lá antes de ir para estas duas vinícolas.

Casa Di Paolo – Este é outro restaurante super famoso no Sul. Nós almoçamos nele em Porto Alegre, mas na região do Vale do Vinhedo também há um. Não deixe de provar a sopa de angolinha, o queijo frito o galeto e as massas.