IMG_4341
Nós fizemos um dos passeios mais incríveis do mundo, o passeio de balão sobre a Capadócia. A história da Capadócia começa com a erupção de dois vulcões, estas erupções espalharam uma camada espessa de cinza vulcânica na região, a qual ao solidificar, transformou-se numa rocha porosa conhecida por tufo.
Ao longo de milhões de anos, o vento, a água e a areia, causaram a erosão de partes deste tufo, esculpindo-o em formas elaboradas e extra-terrenas. Pedras de rocha dura, presas no tufo e expostas à erosão, protegeram o tufo que se encontrava imediatamente por debaixo delas, de uma maior erosão. O resultado é uma coluna ou cone de tufo, com uma pedra no topo, a que fantasiosamente chamaram ‘chaminé encantada”. Vales inteiros estão repletos destas estranhas formações. Os primeiros habitantes da região depressa descobriram que o tufo poderia ser facilmente trabalhado com ferramentas primitivas e habitações resistentes poderiam ser escavadas na rocha, sem grande esforço.Fotos viagem 3809
Fotos viagem 3775

Para o nosso passeio de balão nós escolhemos a empresa Sultan Balloons, após aqueles acidentes nós pesquisamos bastante e só vimos críticas positivas sobre eles. O piloto chefe deles é o Ismail Keremoglu, ele tem mais de 21 anos de experiência, e mais de 3600 horas de vôo como comandante. Ismail é também o Campeão Nacional de Balão de Ar Quente da Turquia desde 1997, e membro da “United States Parachute Association” (USPA) e do “British Balloon and Airship Club”- (BBAC). Alem disso ele é uma pessoa muito simpática e atenciosa. Também tem um piloto português, que se chama Carlos, que facilita muito a explicação para quem não é fluente em inglês.

Eles sempre começam muito cedo, ao nascer do sol, pois o vento é mais fraco, tornando a viagem mais segura. As 4:15 da manha a van estava em frente ao nosso Hotel, estava muito frio, mesmo sendo verão na Capadócia sempre é frio a noite. Chegamos ao ponto de partida do balão as 4:45. Eles estavam enchendo o balão enquanto o sol estava começando a nascer. Nós fomos o primeiro a levantar vôo naquele dia, quem era nosso piloto era o Carlos, ele é muito engraçado.
IMG_4235
IMG_4225

Apesar de estar muito frio depois que você entra no cesto do balão já fica mais quente, pois o queimador fica logo acima da cabeça. Eu achei que teria mais medo que tive na hora, nós chegamos à 800 m de altitude, mas como o vôo de balão e movido apenas pelo vento fraco, é muito suave sem solavanco, eles cancelam o vôo se estiver com fortes ventos. A vista é incrível, a paisagem da Anatólia é única, com suas formações rochosas e seu desenho esculpido pela erosão. O nascer do sol do lado de mais 50 balões que voam juntos, com certeza é uma experiência única que todos puderem devem fazer! A maior parte do vôo ele fez mais baixo, para que possamos observar as cavernas e os detalhes na paisagem.
IMG_4248
IMG_4276
IMG_4265
IMG_4257
IMG_4304
IMG_4341
IMG_4356
IMG_4363

Para pousar foi muito tranquilo também, e fomos recebidos com um espumante sem álcool para comemorar e o certificado do vôo.
Fotos viagem 3856
Fotos viagem 3852
Obs: Se você gostou desta receita aperte o botão LOVE ou deixe um comentário, nós vamos amar!!