IMG_0119

A República Dominicana é um país muito rico em relação a sua biodiversidade, a cultura, a gastronomia, e as infinitas possibilidades de atividade turísticas. Nossa primeira parada foi em Santo Domingo, a Capital da República Dominicana que tem população de quase 2,5 milhões de habitantes.

Santo Domingo é a cidade mais antiga do Novo Mundo, ela foi descoberta pelos espanhóis, mas precisamente por Cristóvão Colombo em 1496. A cidade é cheia de história, você pode notar tanto nos prédios feitos com pedra, como nos museus e as igrejas. Passear pelo centro histórico da cidade, é como voltar ao tempo na época de escola, onde aprendíamos nas nossas aulas sobre o descobrimento das Américas! A maioria dos turistas chegam a capital da República Dominicana e logo partem para as praias, mas eu acho que vale a pena parar nesta cidade tão histórica! Para conhecer Santo Domingo têm que ficar 1 dia completo, assim você poderá aproveitar tanto os passeios diurnos, como ver a alegria da cidade a noite!

IMG_0148

Como chegar?

A Gol tem vôos diretos e diários para Santo Domingo. Os vôos saem as 3:25 am de SP e 2:30 am do Galeão. O Horário do vôo é excelente, pois como você chega bem cedo na capital, é possível aproveitar o dia todo. A Gol, por ser uma companhia Low Cost, possui apenas um tipo de avião em sua frota, ou seja o avião que vai para Santo Domingo é o mesmo da ponte aérea.

Onde se hospedar:

Barcelo Santo Domingo – Nós ficamos hospedados neste hotel durante a nossa visita a Santo Domingo. O Barceló não fica localizado no centro da cidade, ele é mais recomendado para quem está indo a negócios! Os quartos do hotel são bem novos, com decoração moderna. Nós ficamos em uma suíte, e por isso ainda tínhamos uma bela sala de visitas! Caso queira, peça um quarto não fumante, pois o nosso tinha um cheiro bem forte de cigarro.

barceló santo domingo

Hostal Nicolas de Ovando-Mgallery – Este hotel fica no coração da Zona Colonial. O Hostal Nicolas está dentro de um prédio histórico muito bonito.

Sheraton – O novo Sheraton, antigo Melia, está passando por uma bela reforma e com certeza será um dos hotéis mais legais para se hospedar. Ele fica de frente para a praia!

O que Fazer em Santo Domingo?

IMG_0125

Zé, eu e meu primo Maurício

Parque Colon – Esta é a praça central da Cidade Colonial de Santo Domingo, alí é possível ver a estátua de Cristóvão Colombo, o qual está apontando para o Norte e também a Catedral.

Catedral Primada da América – Esta é a mais antiga catedral da América. Sua construção foi realizada nas décadas de 20 e 30 do século XVI, misturando os estilos gótico e plateresco. Esta Igreja é reconhecida como patrimônio mundial da UNESCO

IMG_0136

Calle Las Damas

Calle Las Damas – Esta é considerada a primeira rua da cidade, por onde passavam as damas aristocratas com seus vestidos longos e guarda-sóis na época da colônia, em Santo Domingo.

IMG_0131

Fortaleza Ozama

Fortaleza Ozama – Primeira edificação militar das Américas

IMG_0151

Museo de las Casas Reales

Museo de las Casas Reales – Este prédio datado do século 16 foi construído para abrigar os escritórios administrativos das colônias espanholas nas Américas. O Prédio continua intacto, e vale muito a pena a visita!

IMG_0155

Praça Espanha

Praça Espanha – Essa praça antigamente era uma base militar que ficava ao lado do porto e do forte, mas hoje esta linda praça abriga diversos restaurantes e museus, tais como o Alcazar de Colon. Nos finais de semana acontecem diversos shows gratuitos nesta praça.

IMG_0154

Alcazar de Colon

Alcazar de Colon – Durante 3 décadas este foi o palácio onde a família Colombo morou. Hoje em dia, o Palácio abriga um belíssimo museu com os cômodos originais da antiga residência, diversas obras de arte e esculturas

hospital santo domingo

Hospital de San Nicolas Bari

Hospital de San Nicolas Bari – Como Santo Domingo foi a primeira cidade das Américas, vocês puderam perceber que tudo aqui aconteceu primeiro, ou seja…. este também foi o Primeiro hospital. Mas devido a um terremoto no século 19 o hospital ficou em ruínas. Hoje é possível visita-lo!

IMG_0172

Calle Hostos com a Calle mercedes – Vale a pena ir até esta rua para ver as casinhas coloridas que ficam nesta ladeira!

Gastronomia Dominicana:

A gastronomia dominicana sofreu influência tanto do lado espanhol, quanto dos africanos, isso gerou uma gastronomia muito diversificada e super saborosa!

Quanto for a República Dominicana, não deixe de experimentar: Sancocho (ensopado de carne de vaca); Moro (feijão, arroz e carne estofada); Moro de Guandules con Coco ( uma espécie de feijão misturado com erivilha); Locrio (clássico da cozinha crioula dominicana parecido com a paella), Tostones (banana verde frita com sal, vinagre e alho), yaniqueques (torta de farinha cozida com bicarbonato de sódio, água e sal), Lambi ( é um fruto do mar que vive em concha); bolinhos de mandioca; empadinhas de mandioca; e em relação às sobremesas comam o doce de leite, doce de coco ou a torta tres leches.

Onde comer em Punta Cana:

foto-14

Entre um passeio turístico e outro pare para tomar a cerveja Presidente mais gelada de Santo Domingo no La Venganza, a cerveja é tão gelada, que eles colocam um saquinho para envolve-la.

Almoço Hotel Sheraton:

No nosso primeiro dia nós fomos experimentar as delícias do novo chef do hotel Sheraton. Por incrível que pareça o novo chef é brasileiro, porém ele cozinha uma comida dominicana deliciosa!!

Sheraton Santo Domingo

Uma das coisas mais interessantes que comemos foi um pão chamado Galleticas, ele é servido quentinho acompanhado de manteiga e é altamente viciante! Depois veio uma cestinha de mandioca e banana fritos recheados com uma belíssima carne temperada e chips de Banana. Em uma refeição dominicana a banana está sempre à mesa. Outra delícia dominicana foi o camarão na moranga, que é exatamente igual ao nosso!

Jantar Meson De Bari:

IMG_0175

Para jantar nós escolhemos um restaurante típico dominicano chamado Meson de Bari. O restaurante é bem aconchegante e com um cardápio de dar água na boca. Como nós estávamos com uma pessoa local ele sabia exatamente o que pedir, mas se este não for o seu caso, pergunte ao garçom os pratos mais típicos.

Captura de Tela 2013-11-07 às 21.49.22

Começamos o nosso jantar com as empanadas deliciosas de Lambi, que como eu falei ali em cima é um fruto do mar típico da região, além dessa pedimos uma de siri e outra de carne, e por incrível que pareça a de lambi foi a campeã!

meson de bari

Depois provamos o famoso Tostones, que são as bananas fritas com sal e alho, ela é ótima para acompanhar uma carne ou qualquer outro prato, a final banana vai bem com tudo! Depois pedimos um delicioso cabrito, super macio, e um Filé criolla ( que não está na foto), e terminamos com um belo carangueja temperado com bastante ervas e pimentões!

meson de bari sobremesa

De sobremesa pedimos um pudim, mas ainda prefiro a nossa versão brasileira, frutas em compota e doce de leite com coco!

Outros Restaurantes:

  • Pate Palo – Este restaurante fica localizado na praça de Barcelona, e é muito legal para ir a noite.
  • Sophia’s

IMG_0134

Nós fomos conhecer algumas cidades da República Dominicana a convite da Gol Linhas Aéreas!