foto 4

Tiradentes é um pequeno município de 83 km e pouco mais de 8 mil habitantes fundada em 1702. Essa pequena cidade de Minas Gerais guarda uma história incrível, com muitas igrejas, museus, ruas conservadas de paralelepípedos e uma gastronomia espetacular. Há mais de 35 anos atrás Tiradentes encontrava-se abandonada, mas um grupo de visionários enxergou o potencial desta cidade e a transformou em uma cidade turística maravilhosa para se passear!

Nós fomos passar um final de semana em Tiradentes e voltamos completamente encantados com a cidade e os habitantes. O que mais nos impressionou em Tiradentes foi com certeza a hospitalidade e o carisma das pessoas, todos te tratam muito bem, te recebem nas casas de braços abertos para preparar uma comida de primeiríssima qualidade e fazem o que podem e o que não podem para te agradar. Além disso a cidade é muito charmosa, com as suas ruas conservadas, as casinhas todas coloridas e as igrejas maravilhosas, além dos artesanatos, que da vontade de levar tudo para casa!

Como chegar?

Para chegar em Tiradentes nós saímos de São Paulo e utilizamos a Rodovia Dutra, que é a melhor opção, depois de 5 horas nós estávamos em Tiradentes. O nosso conselho é, utilize o GPS do celular ou do carro, pois a estrada não é muito bem sinalizada.

Para quem for a Tiradentes de estados mais distantes, nos aconselhamos pegar um avião até BH e de lá alugar um carro e ir até Tiradentes.

Quanto tempo ficar

Nós passamos 1 final de semana em Tiradentes, nós chegamos na cidade no sábado, na hora do almoço e saímos de lá na segunda feira depois do almoço. Você deve passar pelo menos 1 dia inteiro na cidade.

Onde se hospedar?

foto 5-5

Em Tiradentes o hotel mais tradicional e maravilhoso é o Solar da Ponte, nós nos hospedamos neles e ficamos apaixonados pelo serviço, pela decoração clássica, mas ao mesmo tempo com toques modernos e a comida espetacular! Para ver o post completo do Solar da Ponte clique aqui.

Solar da Ponte

Solar da Ponte

O que fazer em Tiradentes?

Primeiro Dia:

No Primeiro dia o mais legal é conhecer Tiradentes e todos os seus pontos turísticos.

Comece pelo Largo das Forras a Praça Principal da cidade e aproveite para ver as lojinhas de artesanato em volta dela.

Prefeitura – O prédio da Prefeitura é bem antigo mas muito bem conservado, ele fica na praça principal, fique um tempinho observando-o.

foto 1-3

Rua Direita – Saia da Praça principal e vá até a Rua Direita, que têm todas aquelas casinhas coloridas, lojas de artesanatos e uma arquitetura magnífica!

foto 2-4

Igreja do Rosário – Na Rua Direita você irá fazer a sua primeira parada e entrar nesta linda igreja que fica em frente a uma praça.

foto 3-4

Chafariz de São José – Saia da rua Direita e siga em direção a este Chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável, também era utilizado para lavagem de roupa e para bebedouro de animais, principalmente cavalos.

foto 1-7

Depois de ir no Chafariz siga pela Rua da Câmara, nesta rua está localizado o museu da Liturgia e a Casa da Câmara, além disso desta rua é possível observar a linda igreja Matriz.

foto 4

foto 5

Matriz de Santo Antônio – Essa é uma das mais belas igrejas que já visitamos, ela foi construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo. Aproveite para entrar nesta igreja rezar e observar todos os detalhes.

foto 5-2

Relógio Solar – Em frente a Igreja da Matriz fica este belo relógio, que marca o horário perfeitamente de acordo com o sol e a sombra que é formada!

foto 1-6

Volte para a praça Principal pela Rua Padre de Toledo, nesta rua encontra-se o Museu Padre de Toledo e a Igreja São João Evangelista.

foto 3-6

Termine o seu dia com o Passeio de Jardineira a noite – O passeio é super divertido tanto para as crianças como para os adultos, ele dura em torno de 2 horas. As reservas devem ser feitas com antecedência. Contato : Luiz Fernando (32) 99482370

Segundo Dia:

 

foto 4-3

Comece o dia com o Passeio de Maria Fumaça – Este passeio é super interessante, ele sai de Tiradentes e vai até a cidade de São João del Rei, onde vale a pena fazer uma parada e conhecer a cidade. Em frente à estação, está a rotunda, “mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João del Rei, antes ou depois de fazer o passeio, separe um tempo para ver este movimento do trem que é sensacional!

foto 5-4

Depois de fazer o passeio de Maria Fumaça vá até a cidade de Bichinhos para almoçar e observar o artesanato Local.

Se você quiser ver diversas esculturas feitas em Madeira aconselho ir até Prados, que fica depois de bichinhos, siga a placa para um bairro que diz ter objetos em madeiras.

foto 3-5 foto 4-2

Passeio de quadriciclo – Se você for fã de passeios radicais aconselho fazer o passeio de quadriciclo. A saída fica no caminho para a cidade de bichinhos. Nós fizemos a trilha de 2 horas e adoramos, saímos as 9 da manhã e nos aventuramos pelas fazendas!! Vale a pena! Nós fizemos o passeio com a Rota Real (32)8474-6068, que além de quadriciclos aluga Jeep-Willys, Suzuki. Mitsubish, Motos.

foto 3-8

foto 4-5

Onde comer em Tiradentes?

Nós já fizemos diversos posts sobre os restaurantes, então vamos citar aqui e colocar os links ok?

Leitão a Pururuca do Luiz Ney Imperdível

foto 3 (11)

Tempero da Ângela – Almoço muito simples mais comida muito bem feita na cidade de bichinhos

IMG_1517

Santíssima Gula – Restaurante delicioso para o jantar, com uma comida de primeira.

IMG_1409

Tragaluz – O restaurante mais famoso da cidade, ambiente romântico e sobremesa fantástica.

foto 2(3)

Queijo: Ir para Tiradentes e não trazer milhões de queijos é impossível, a melhor loja de queijo fica na Rua H Diniz, ao lado do Hotel Solar da Ponte.

Doces:

Doce de Leite do Bolota – Uma das melhores coisas que experimentamos foi sem dúvida o Doce de Leite do Bolota. José de Oliveira, o Bolota, era um cozinheiro apaixonado por doces, mas diabético. Resolveu então elaborar uma receita que pudesse saborear…. e assim surgiu o doce, são 15 litro de leite e 200 gramas de açúcar apenas e muita paciência para se chegar ao ponto do doce. O doce é muito famoso na cidade então nosso conselho é, antes de ir para Tiradentes ligue e reserve o seu. A mulher de José de Oliveira é quem faz os doces hoje em dia, e a sua filha recebe os clientes em casa para fazer uma bela degustação. Ficamos encantados com a simpatia desta família e com a qualidade do doce!! Para reservar ligue (32) 3355-1465

foto 2-6

Chico Doceiro – O Chico doceiro é uma das personalidades mais famosas de Tiradentes, ele é um senhorzinho muito simpático que faz um dos melhores doces da cidade! Além de ele atender toda a clientela ele ainda prepara diversos doces. Nós tentamos descobrir a receita do doce de abóbora e ele disse “é super fácil eu uso apenas abóbora e açúcar”, ahammm super fácil para ele que já tem prática, mas para nós a melhor opção é ir até Tiradentes e comprar os seus doces. Não deixe de levar para casa o Canudinho de doce de leite, o doce de abóbora, que é crocante por fora e mole por dentro, e o doce de mamão!

foto 4-4

Nós ficamos muito contentes em conhecer tantas pessoas incríveis e super amáveis nessa cidade, comer uma comida espetacular, e descobrir um pouco da história de Tiradentes. Com certeza iremos voltar muitas e muitas vezes!

E-mail para contato: [email protected]